Endoscopic Ear Surgery – Dissection Course, Boston, USA
Realizou treinamento em Videocirurgia endoscópica de ouvido em Harvard nos Estados Unidos em 2016.
Visiting Physicians Program, Los Angeles, USA
Realizou estágio de Otologia e Cirurgia de Base de Crânio no House Ear Institute nos Estados Unidos em 2008.
Stage in Otologic and Neurootologic Surgery, Marseille, France
Realizou estágio de Otologia e Cirurgia Neuro-otológica no Hôpital Nord na França em 2007.
Sesiones Médico-Quirúrgicas en Otorrinolaringologia, Barcelona, Espanha
Realizou estágio de Otorrinolaringologia no Hospital Vall d’Hebron na Espanha em 2007.
Frequentou a 13ª Conferência Internacional de Implante Coclear e Outras Tecnologias Auditivas Implantáveis em Munique, Alemanha, em 2014
Frequentou a 12ª Conferência Internacional de Implante Coclear e Outras Tecnologias Auditivas Implantáveis em Baltimore, Estados Unidos, em 2012
Frequentou o 10º Simpósio Europeu de Implante Coclear Pediátrico em Atenas, Grécia, em 2011
Frequentou o 16º Simpósio de Implante Coclear em Crianças na Flórida, Estados Unidos, em 2019.
Frequentou o Curso Avançado de Osso Temporal na Universidade de Miami, Estados Unidos, em 2019.
Frequentou o Congresso Mundial de Cirurgia Endoscópica em Boston, Estados Unidos, em 2019.
Frequentou a 15ª Conferência Internacional em Implante Coclear e outras Tecnologias Auditivas Implantáveis em Antuérpia, Bélgica, em 2018.
Frequentou a Academia de Treinamento em Implante Coclear na Escola de Medicina de Hannover, na Alemanha, em 2018.
É a redução parcial ou total da capacidade de ouvir e/ou entender os sons. Pode se iniciar de forma gradativa ou abrupta em um ou ambos os ouvidos. A maioria dos casos de perda de audição pode ser tratada, logo um médico Otorrinolaringologista deve ser sempre consultado para avaliação.
As causas são diversas. As principais são o cerume, otites, perda pela idade, exposição a ruídos, toxicidade por medicamentos, traumas, meningite, otosclerose, malformações, genéticas, tumores, dentre outras.
Todo paciente com dificuldade de ouvir ou entender, que aumenta o volume da TV, que pede com frequência que se repita o que foi dito, crianças que não falam corretamente, que demoram para começar a falar ou com dificuldade escolar devem ser avaliados por um médico otorrinolaringologista.
Na avaliação o médico irá conversar com o paciente ou seu familiar, examiná-lo e, se necessário, solicitar exames complementares como audiometria, imitanciometria, emissões otoacústicas, tomografia computadorizada, ressonância magnética, teste de processamento auditivo central, testes genéticos, exames eletrofisiológicos (eletrococleografia, potencial evocado de tronco auditivo). Somente após a correta avaliação para o diagnóstico da causa e do tipo de perda de audição, alguma forma de tratamento será prescrita como retirada de cerume, medicamentos, terapia fonoaudiológica, aparelhos auditivos ou cirurgias (timpanoplastia, reconstrução de cadeia ossicular, estapedotomia, próteses auditivas cirúrgicas, implante coclear.