O Implante coclear (Ouvido Biônico) é um aparelho eletrônico utilizado para recuperar a audição. É indicado para pacientes cuja perda auditiva é tão acentuada que o aparelho auditivo não consegue fornecer uma audição razoável, onde é possível ouvir e entender o que é falado.
Pode ser feito a partir dos 6 meses de idade e até em idosos. Pode ser indicado para perda auditivas em um ou ambos os ouvidos, tanto em pacientes que nasceram com surdez como em pacientes que ouviam normalmente e perderam sua audição em algum momento da vida.
Não são todos pacientes com perda auditiva que podem fazer o implante coclear ou que irão se beneficiar com ele. É necessário inicialmente uma avaliação criteriosa com um médico Otorrinolaringologista com experiência na avaliação da perda auditiva, no tratamento e cirurgia das diversas doenças do ouvido e que se aprimorou também na realização do Implante Coclear.
O Dr. Cláudio Ikino tem se dedicado ao diagnóstico e tratamento das doenças do ouvido desde 1999, tendo se aprimorado tanto no Brasil quanto no exterior na realização do Implante Coclear desde 2005. Em março de 2007 realizou a primeira cirurgia de Implante Coclear no Estado de Santa Catarina.
O implante coclear é composto por 2 partes, uma interna que é colocada no corpo através de uma cirurgia, ficando totalmente isolada do meio externo, e uma parte externa, chamada processador de fala, que se assemelha a um aparelho auditivo, que pode ser colocada e tirada ao longo do dia. O paciente só passará a ouvir quando iniciar o uso da parte externa, geralmente após 1 mês da cirurgia.
No Brasil temos disponível 3 marcas distintas de implante coclear. A Cochlear da Austrália, a Advanced Bionics dos Estados Unidos e a Medel da Áustria.
Exemplo da parte interna:
Implante Nucleus da Cochlear
Exemplos da parte externa:
Processador Nucleus 5 da Cochlear
Processador Rondo da Medel
Paciente utilizando o implante