Otorrino SC | Sobre o Dr Cláudio
334
page-template-default,page,page-id-334,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Sobre o Dr Cláudio

Destaques do Currículo

Endoscopic Ear Surgery – Dissection Course,  Boston, USA

Realizou treinamento em Videocirurgia endoscópica de ouvido em Harvard nos Estados Unidos em 2016.

Visiting Physicians Program, Los Angeles, USA

Realizou estágio de Otologia e Cirurgia de Base de Crânio no House Ear Institute nos Estados Unidos em 2008.

Stage in Otologic and Neurootologic Surgery, Marseille, France

Realizou estágio de Otologia e Cirurgia Neuro-otológica no Hôpital Nord na França em 2007.

Sesiones Médico-Quirúrgicas en Otorrinolaringologia, Barcelona, Espanha
Realizou estágio de Otorrinolaringologia no Hospital Vall d’Hebron na Espanha em 2007.

  • Frequentou o Curso Avançado de Cirurgia Otológica e Base Lateral de Crânio em S. Paulo em 2005.
  • Frequentou o I Curso Multicêntrico de Implante Coclear em S.Paulo em 2005.

Frequentou a 13ª Conferência Internacional de Implante Coclear e Outras Tecnologias Auditivas Implantáveis em Munique, Alemanha, em 2014

Frequentou a 12ª Conferência Internacional de Implante Coclear e Outras Tecnologias Auditivas Implantáveis em Baltimore, Estados Unidos, em 2012

Frequentou o 10º Simpósio Europeu de Implante Coclear Pediátrico em Atenas, Grécia, em 2011

O Dr. Cláudio Ikino atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças do ouvido, nariz e garganta. Apresenta especial dedicação às cirurgias de ouvido (por microscópio ou por videoendoscopia), Implante Coclear, próteses auditivas implantáveis e videocirurgia endoscópica nasal.
Realizou a primeira cirurgia de Implante Coclear no Estado de Santa Catarina em 2007 e a primeira cirurgia de Prótese Auditiva Osteointegrada do Estado em 2008, acumulando vasta experiência ao longo dos anos. Participou ativamente na instalação do primeiro e único Centro de Implante Coclear pelo SUS do Estado de Santa Catarina no Hospital Universitário da UFSC que foi credenciado junto ao Ministério da Saúde em 2011.
Formou-se Médico pela Faculdade de Medicina da USP em 1995.
Especializou-se em Otorrinolaringologia, tendo concluído a Residência Médica na Faculdade de Medicina da USP em 1999.
Tornou-se Doutor em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina da USP, tendo defendido sua Tese de Doutorado em 2004.
Realizou Estágios de Otologia e Cirurgia de Base de Crânio na França (Hôpital Nord em Marselha) e na Espanha (Hospital Universitario Vall d’Hebron em Barcelona) em 2007 e nos Estados Unidos (House Ear Institute em Los Angeles) em 2008.
Obteve o Título de Especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Médica Brasileira / Associação Brasileira de Otorrinolaringologia em 1999, tendo sido o 1º colocado no concurso nacional.
Atualmente é Professor Adjunto de Otorrinolaringologia na Universidade Federal de Santa Catarina e Responsável pelo Serviço de Implante Coclear do Hospital Universitário da UFSC.