Otorrino SC | Implante Coclear
354
page-template-default,page,page-id-354,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Implante Coclear

Destaques do Currículo

Endoscopic Ear Surgery – Dissection Course,  Boston, USA

Realizou treinamento em Videocirurgia endoscópica de ouvido em Harvard nos Estados Unidos em 2016.

Visiting Physicians Program, Los Angeles, USA

Realizou estágio de Otologia e Cirurgia de Base de Crânio no House Ear Institute nos Estados Unidos em 2008.

Stage in Otologic and Neurootologic Surgery, Marseille, France

Realizou estágio de Otologia e Cirurgia Neuro-otológica no Hôpital Nord na França em 2007.

Sesiones Médico-Quirúrgicas en Otorrinolaringologia, Barcelona, Espanha
Realizou estágio de Otorrinolaringologia no Hospital Vall d’Hebron na Espanha em 2007.

  • Frequentou o Curso Avançado de Cirurgia Otológica e Base Lateral de Crânio em S. Paulo em 2005.
  • Frequentou o I Curso Multicêntrico de Implante Coclear em S.Paulo em 2005.

Frequentou a 13ª Conferência Internacional de Implante Coclear e Outras Tecnologias Auditivas Implantáveis em Munique, Alemanha, em 2014

Frequentou a 12ª Conferência Internacional de Implante Coclear e Outras Tecnologias Auditivas Implantáveis em Baltimore, Estados Unidos, em 2012

Frequentou o 10º Simpósio Europeu de Implante Coclear Pediátrico em Atenas, Grécia, em 2011

O Implante coclear (Ouvido Biônico) é um aparelho eletrônico utilizado para recuperar a audição. É indicado para pacientes cuja perda auditiva é tão acentuada que o aparelho auditivo não consegue fornecer uma audição razoável, onde é possível ouvir e entender o que é falado.

 

Pode ser feito a partir dos 6 meses de idade e até em idosos. Pode ser indicado para perda auditivas em um ou ambos os ouvidos, tanto em pacientes que nasceram com surdez como em pacientes que ouviam normalmente e perderam sua audição em algum momento da vida.

 

Não são todos pacientes com perda auditiva que podem fazer o implante coclear ou que irão se beneficiar com ele. É necessário inicialmente uma avaliação criteriosa com um médico Otorrinolaringologista com experiência na avaliação da perda auditiva, no tratamento e cirurgia das diversas doenças do ouvido e que se aprimorou também na realização do Implante Coclear.

 

O Dr. Cláudio Ikino tem se dedicado ao diagnóstico e tratamento das doenças do ouvido desde 1999, tendo se aprimorado tanto no Brasil quanto no exterior na realização do Implante Coclear desde 2005. Em março de 2007 realizou a primeira cirurgia de Implante Coclear no Estado de Santa Catarina.

O implante coclear é composto por 2 partes, uma interna que é colocada no corpo através de uma cirurgia, ficando totalmente isolada do meio externo, e uma parte externa, chamada processador de fala, que se assemelha a um aparelho auditivo, que pode ser colocada e tirada ao longo do dia. O paciente só passará a ouvir quando iniciar o uso da parte externa, geralmente após 1 mês da cirurgia.

No Brasil temos disponível 4 marcas distintas de implante coclear. A Cochlear da Austrália, a Advanced Bionics dos Estados Unidos, a Medel da Áustria e a Neurelec/Oticon da França.

Exemplo da parte interna:
Implante Nucleus da Cochlear

Exemplos da parte externa:
Processador Nucleus 5 da Cochlear

Processador Rondo da Medel

Paciente utilizando o implante

Como funciona o Implante Coclear: